Projeto gratuito de Ginástica Artística forma campeões em Araruama

0

Ginástica Artístia gratuita, Projeto forma Centenas de alunos em Araruama .

Projeto gratuito de Ginástica Artística leva qualidade de vida e forma campeões em Araruama-2

O projeto atende mais de 600 crianças, descobrindo
talentos em várias regiões da cidade

Força, agilidade e elasticidade para fazer movimentos como flic-flac e mortal, além de utilizar aparelhos como barras paralelas e trave de equilíbrio. É dessa forma que o projeto de Ginástica Artística da Prefeitura de Araruama ajuda centenas de alunos a sonhar em um dia ser um campeão olímpico.

Desde os três anos de idade, a aluna Rafaela Lopes participa do projeto. Hoje, com 6 anos, a ginasta se dedica durante cinco dias por semana, quatro horas por dia, para fazer impressionantes acrobacias. Segundo a mãe da aluna, Ana Karina, as aulas de ginástica têm feito bem para a Rafaela, que vem desenvolvendo habilidades no esporte e na escola.

“Ela melhorou muito no rendimento escolar, está prestando mais atenção, mais disciplina para as tarefas e um comportamento bem melhor em casa”, comemorou.

De acordo com a coordenadora do projeto de Ginástica Artística, Vivian Soares, cerca de 600 alunos praticam gratuitamente o esporte em Araruama, sendo a grande maioria alunos da rede pública de ensino.

“Além de ensinar todas as técnicas da ginástica, o projeto também tem a função de detectar talentos no município. Os alunos que mais se destacam são levados para torneios regionais, campeonatos nacionais e até mundiais”, disse.

Em outubro de 2014, o atleta Julio Santos, 9 anos, participante do projeto de ginástica de Araruama, foi selecionado e aprovado na Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil. Em maio deste ano, o aluno Marcos Paulo Siqueira, 10 anos, foi o Campeão Brasileiro de Ginástica de Trampolim, na categoria infantil no tumbling, em um torneio realizado no Ginásio de Esportes Rio Vermelho, em Goiânia (GO). Com esta conquista, o jovem atleta vai levar o nome de Araruama para o Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim que será realizado na cidade de Odense, na Dinamarca. O mundial deve servir como seletiva para as Olimpíadas Rio-2016.

Desde 2014, por solicitação do prefeito Miguel Jeovani, as aulas de ginástica artística também começaram a ser oferecidas nas periferias através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Dessa maneira estamos conseguindo encontrar talentos em diversas regiões da cidade. Os que mais se destacam passam a integrar o grupo que treina no Complexo Educacional Darcy Ribeiro e se habilitam a participar de competições”, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, José Fernando Marchon.

Com o sucesso do projeto e o espaço cada vez maior destinado à ginástica, a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, está trazendo novos aparelhos para melhorar ainda mais a performance dos alunos.

O prefeito Miguel Jeovani destaca a importância da ginástica na vida da população araruamense.

“Nós estamos trabalhando para dar oportunidade à população de praticar cada vez mais esportes, gerando assim mais qualidade de vida, saúde preventiva e interação entre a comunidade. Ano que vem, a cidade do Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas 2016 e quem sabe não teremos atletas de Araruama competindo e trazendo medalhas”, disse.

Share.

About Author

Comments are closed.