Pinguim morre enrolado em rede proibida em Arraial do Cabo

0

Animal foi achado na areia da Prainha na manhã desta 2ª feira (22).

Outro pinguim foi devolvido ao mar.

Um pinguim foi encontrado morto enrolado em uma rede de pesca na manhã desta segunda-feira (22) na Prainha, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio. Segundo a Guarda Marítima, o animal acabou se perdendo do restante do grupo e se enroscou nas linhas que estavam amarradas em uma garrafa pet. Segundo o ambientalista Eduardo Pimenta, esse tipo de rede de espera é proibida no município.

 

Segundo pinguim foi resgatado e devolvido ao mar

Segundo pinguim foi resgatado e devolvido ao mar


Outra ave da mesma espécie também foi encontrada na praia nesta segunda-feira, mas foi devolvida com vida ao mar por pescadores, segundo o guarda marítimo Idimar Segreto.

“Hoje, por volta das 8h, eu recebi um chamado para atender um pinguim encontrado na Prainha. Ele aparentava estar cansado, mas não tinha ferimentos. Conseguimos devolvê-lo para o mar em segurança”, disse Idimar Segreto, acrescentando que o outro foi encontrado em seguida. “O outro, infelizmente, foi achado morto enrolado com uma rede de pesca no pescoço”, lamentou o agente, que fez fotos do animal.

De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, os dois pinguis são da espécie magalhães. Segundo ele, a região é rota desses animais no período do inverno.

“Neste período do ano eles saem das Malvinas e da Argentina e acabam passando pelo litoral do Rio de Janeiro. Nesse percurso, eles estão sujeitos a uma série de problemas, como águas poluídas e pescas predatórias. Além do risco de se perder, que é o que deve ter acontecido com esses dois pinguis encontrados em Arraial do Cabo”, disse o ambientalista.

Segundo o guarda marítimo Idimar Segreto, diariamente agentes fazem um trabalho nas praias do município para evitar que redes sejam lançadas indevidamente. “Infelizmente, algumas nos escapam e coisas assim acabam acontecendo”, concluiu.

Share.

About Author

Comments are closed.